terça-feira, 13 de março de 2012

Algumas representações de Guerreiros na Idade do Ferro em Portugal


No Norte de Portugal, a identificação de trinta exemplares de estatuária de guerreiros castrejos, talvez representando figuras tutelares, evidência a importância social e religiosa da guerra. É provável que aqueles reflectissem um sugestivo culto a destacados chefes guerreiros, heroicizados, armados com armas ofensivas e defensivas, onde o escudo redondo se encontra em posição de destaque e em concordância com a importância que lhe é conferida nas fontes escritas. É ainda possível observar a presença de torques no pescoço, braceletes nos braços (viriae) e decorações no vestuário com formas geométricas, SSS encadeados, ziguezagues e quadriláteros.

Do Castro de Lesenho (Boticas) provêm quatro destas esculturas, expostas no Museu Nacional de Arqueologia. 





Também na Citânia de Sanfins, (Paços de Ferreira) foi encontrado uma escultura de guerreiro,esta, armada com capacete tipo Montefortino. Serve hoje como logotipo para o Centro de Estudos Célticos de Sanfins. 





Existe ainda em Foz Côa, com réplicas expostas no Museu Arqueológico de Foz Côa, gravuras rupestres datadas da Idade do Ferro, onde é possível observar guerreiros, armados com escudos circulares e lanças, constituindo a reprodução de cenas reais ou imaginárias, de carácter bélico, lúdico ou mitológico.





No Sul de Portugal,(Alcácer do Sal) foram identificadas representações de "guerreiros" em pequenas esculturas de carácter votivo. Sendo possível identificar um escudo redondo.

Algumas destas peças estão expostas no núcleo museológico do Castelo de Alcácer do Sal. 





Mais a Sul, em Almodôvar, no Museu da Escrita do Sudoeste, está também exposta uma representação de guerreiro, procedente da necrópole da Abóbada. Representação de guerreiro a segurar em lança e escudo redondo, na estela decorada com o guerreiro está também a famosa escrita do sudoeste.


Sem comentários:

Enviar um comentário